A fronteira entre Brasil e Venezuela foi reaberta na manha desta terça-feira (7) após 15 horas fechada. A determinação partiu do desembargador Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que suspendeu a liminar proferida pelo juiz federal Helder Girão Barreto, da 1ª Vara Federal de Roraima.
O juiz havia determinado a suspensão da entrada de venezuelanos no Brasil pela fronteira até que se encontrasse um “equilíbrio numérico” com o processo de interiorização dos estrangeiros.
A suspensão da liminar atende a um pedido da União. O governo federal entende que o impedimento da entrada de venezuelanos no Brasil viola obrigações internacionais estabelecidas pelo país.
A fronteira entre Pacaraima (RR) e Santa Elena de Uairén foi fechada no início da noite de segunda-feira pela Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e a Polícia Rodoviária Federal.
Com isso, mais de uma centena de venezuelanos se aglomeraram no local no início desta manhã para fazer a travessia pela fronteira oficial, até que o local fosse liberado.
Reportagem, Thiago Marcolini